Adaptação ou originais?
- Professora Magali Webler
- 3 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
A vida inteira ouvimos, lemos e conhecemos as histórias infantis, os chamados contos de fadas, porém, apenas os adaptados. Mas, será que eles atingem a todos os alunos? Qual a vantagem de ler uma adaptação, tendo acesso aos originais? Por que eles foram adaptados?
Uma criança, qualquer criança, se encanta com uma boa história. Ainda mais quando bem contada, quando ela instiga e quando desperta sua atenção. Isso não quer dizer leitura infantilizada, mas ao alcance do universo infantil. As adaptações dos contos clássicos foram feitas, em sua maioria, sem os detalhes mais cruéis e fortes da narrativa. Mas, muitas vezes, quando infantilizada, acaba tirando o interesse de muitos, principalmente dos meninos, que se interessam justamente por esses detalhes.
Os originais oferecem um mundo a ser explorado. Um mundo imaginário e encantador, mesmo com a parte ruim do cotidiano familiar. Apesar da forma exagerada com que as “cenas” são apresentadas, oferecem uma ideia de que o mundo pode não ser de fadas, mas não precisa ser apenas de bruxas. E esse universo, quando bem trabalhado, envolve a todos.

O interesse da criança se dá na forma com que a leitura é apresentada, é contada e com o recurso adequado. Mas, acima de tudo, com a forma com que quem apresenta se mostra encantado.
Referências da Imagem: http://vagas-profissoes.s3.amazonaws.com/profissoes/wp-content/uploads/2013/11/literatura.jpg
Comments