Inclusão e diferenças
- Alunas Amanda Schuck
- 1 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Professor de Língua Portuguesa trabalha sobre cultura surda com os alunos do terceiro ano
Todos os anos, o professor de Língua Portuguesa, Isaías Ildebrand, trabalha com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre a cultura surda. No ano de 2017 foram estudados poemas de diversos autores, e com base nisso, os alunos criaram sinais, gestos e tirinhas, em LIBRAS, para representar o poema.
Para a prática do que foi aprendido em sala de aula, o professor trouxe até a escola um casal de surdos, e foi possível saber mais dos problemas que eles enfrentam todos os dias, de como foi a vida escolar e como é a comunicação deles com a própria família.
Após o encontro, e todas as dúvidas esclarecidas, foi realizado um café, onde cada aluno trouxe algo para comer e fazer uma confraternização entre turmas e convidados.
Alunos praticando Língua de Sinais em encontro com surdos
Ainda assim, uma entrevista a fim de compreender melhor algumas concepções da surdez é abordado pelo Professor:
Por que você procura trabalhar a cultura surda com os alunos?
Trabalhar essa temática é de grande relevância, já que os sujeitos surdos estão e vivem nos diversos espaços sociais, por vezes são silenciados, já que poucos compreendem sua forma de comunicação e suas subjetividades. Dessa forma, trabalhar com esse assunto gera reflexões sobre entender, compreender e respeitar a cultura do outro.
Os alunos demonstram interesse em aprender sobre a cultura?
Sim, pelos resultados se vê que os alunos integram-se às atividades, querendo aprender sinais, visto que com a visitação dos surdos na escola, aguça, ainda mais, a vontade de aprender a Língua de Sinais.
Você acredita que LIBRAS poderia ser uma disciplina ensinada nas escolas?
Com certeza, sendo que esta é a segunda língua oficial brasileira, na qual analisando em um contexto geral, oportunizar o ensino de LIBRAS também é viável e significativo para o aluno, já que terá chances e maiores oportunidades de ter contato com a língua e utilizar o que aprendeu para comunicação com os surdos.
Comments