Cultura negra e surda nas aulas de língua portuguesa
- Professor Isaias Ildebrand
- 5 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Aprender sobre a diversidade e com a pluralidade cultural foram o foco das aulas de língua portuguesa dos alunos de 3° ano do Ensino Médio Politécnico.
Durante o ano letivo, os alunos estudaram sobre a cultura negra e surda, no qual, a partir do desenvolvimento do projeto “Leitura, diversidade e acessibilidade”, puderam compreender conceitos e aspectos relevantes dessas culturas presentes na sociedade brasileira.
Inicialmente, os alunos realizaram uma análise literária de livros de literatura infantil, após, construíram narrativas infantis, sendo que, a personagem protagonista era negro. Nesse processo de produção textual, os discentes pesquisaram sobre as historicidades negras, a fim de ampliar seus conhecimentos a respeito do assunto.
Uma vez que os primeiros objetivos foram atingidos, foi realizado na sala de aula um debate sobre as produções, assim sendo, notou-se que nas histórias a diversidade estava presente, porém ainda faltava acessibilidade para que as pessoas surdas pudessem também se apropriar dos conteúdos nas narrativas.
Para maior visualização do projeto, pode-se acessar o vídeo abaixo e averiguar o relato do professor e dos alunos sobre o projeto.
Comments