Redação sobre surdez?
- Aluna Joice Kampchen e Professor Isaias Ildebrand
- 22 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
O assunto não muito abordado se torna tema do Enem, prova de grande relevância para os futuros universitários
Mais um ano os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram surpreendidos com o inesperado tema de redação “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
Enem 2017: Página do caderno de prova com textos motivadores para o tema de redação sobre educação para surdos
A falta de debates nas escolas revoltou os alunos que alegam não estarem preparados para este assunto. Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio La Salle de Campo Bom haviam trabalhado com a língua de sinais em aulas de língua portuguesa, onde além de aprenderem os sinais básicos, tiveram um debate com surdos dentro da sala de aula.
A importância desse acontecimento é marcada no depoimento da aluna Joice Daiane Kampchen de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio:
“Ao abrir o caderno do primeiro dia de prova e me deparar com o tema, automaticamente me aliviei, me senti segura, eu estava preparada, percebi como cada aula sobre o assunto foi significante, estava confiante, escrevi sobre o que eu vi, presenciei e aprendi”.
Debate realizado em Libras entre ouvintes e surdos nas aulas de Língua Portuguesa na Escola La Salle
Ainda nos conta que com o auxílio dos colegas, cada aluno ganhou seu sinal em Libras, aprendeu o nome e idade, não só, como também criaram versões de poemas em língua de sinais.
Conduzir práticas de comunicação, para que as pessoas ouvintes possam vir a interagir com os surdos é imprescindível. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é a segunda língua oficial do Brasil, apensar disso é apresentada uma quantidade diminuta da comunidade ao todo, para que saibam os sinais básicos da Libras. É esperada que com a repercussão do tema, uma atenção maior seja dada a cultura brasileira, para que a comunicação e o conhecimento se expandam.
Comentários